quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conceito de Contabilidade

Ainda falando sobre planejamento estratégico, o empreendedor deverá conhecer assuntos diversos que serão fundamentais para a vida da empresa. O conhecimento pleno não é necessário mas uma base é sempre muito importante.
Aqui veremos um conceito básico de Contabilidade e suas funções.

Conceito de Contabilidade

É a ciência que estuda, pratica, controle e interpreta os fatos ocorrido no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação destes fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, nas suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial, (conforme Walter, M.A - PHD em contabilidade)

As funções da contabilidade são:

  • Organizar: A contabilidade deve estar constituída  com vistos à materialização de suas atividades, em um sistema de informação capaz de propiciar o acompanhamento eficaz das atividades da empresa que busca, na contabilidade, um instrumento útil para fazer a manutenção de seus processos de gerenciamento com vistos ao mercado competitivo no qual se possa estar inserida.
  • Registrar: Deve ser capaz de elaborar registros ótimos dos atos e fatos administrativos que incorrerão em fatos contábeis.
  • Demonstrar: Com base nos registros, a contabilidade deve demonstrar periodicamente de forma sistematizada, a situação econômica e financeira da organização, seja no período corrente, ou projeções em bases reais de exercícios futuros.
  • Analisar; Os relatórios elaborados nessas bases deverão ser analisados com base nos recursos técnicos que a metodologia contábil despõe, evidenciando nas suas diferentes abordagens de natureza econômica, financeira e social, a apuração dos resultados obtidos em determinado período, pela empresa.
  • Acompanhar: Fazer o acompanhamento do orçamento e execução de planos da organização, em sua configuração estratégica, tática e operacional.
Ferramentas da Contabilidade;

Balanços Patrimonial: A ideia de balanço vem justamente porque o relatório é dividido em duas partes: ativos e passivos. Os ativos contem o que a empresa tem a receber enquanto o passivo são suas obrigações devidas.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): Resumo das despesas da empresa em um determinado período.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Qual a importância do Planejamento Estratégico? - Parte I

Por Rodrigo Muzetti

O futuro de uma empresa depende muito do planejamento estratégico traçado pelo empreendedor. É fundamental que todos os pontos sejam avaliados para que a empresa perpetue no mercado e gere lucro para os acionistas.
Alguns fatores são importantes na hora de abertura da empresa como;

Estudar seus concorrentes: saber com quem esta lidando, quais são suas principais características  quais seus principais produtos e/ou serviços, qual seu preço de venda, como é feito seu marketing, todos os fatores são relevantes.
Planejar e organizar as finanças; avaliar e buscar saber detalhadamente quais serão os custos para abertura da empresa, quais serão os custos de material, mão de obra, equipamento; qual sera seu preço de venda, qual o faturamento que é necessário obter para que se tenha lucro. Algumas perguntas o empreendedor devera fazer para si próprio;

  • Quantas vendas serão necessárias para se obter o lucro esperado?
  • Qual o valor que sera cobrado pelo produto/serviço?
  • Qual o custo para a prestação de serviço ou venda do produto?
Estreitar parcerias com fornecedores e clientes, ter conhecimento na área atuante, reduzir os custos, é fundamental para se ter sucesso no negócio.



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dica Palestra Gratuita

Palestras Gratuitas sobre negócios no mês de Novembro.

http://emkt4.directmails.com.br/dm49/r.html?id=T,0,505_MKT,HSM,20121015,E_00000991,10,637116,HOT_SITE,?1$i


Modais: Transporte Ferroviário

Por Rodrigo Muzetti

A participação do modal ferroviário no Brasil é pequena, chegando a 20,86%. Podemos considerar uma participação baixa quando comparada com a participação do mesmo modal nos EUA (35%). Esta diferença existe devido a falta de investimento por parte do governo, porem este quadro mudou e muito nos últimos anos. Com a privatização de nossas ferrovias a capacidade operacional aumentou em aproximadamente 62% de 1997 até hoje.
Algumas desvantagens da utilização do transporte ferroviário.
  • Alto custo de investimento
  • Ruim para pequenas distâncias.
  • Necessidade de conjugação com outros modais para chegar ao destino final
Algumas vantagens da utilização do transporte ferroviário:
  • Grande Capacidade de Carga.
  • Adequado para grandes distâncias.
  • Baixo custo de transporte.
  • Baixo custo de manutenção.
  • Maior segurança em relação ao modal Rodoviário.
  • Pouco poluente.
Abaixo veremos comparativo das malhas ferroviárias do Brasil e dos EUA.



Privatizar o setor de transporte de ferroviário é o melhor caminho?

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que é Supply Chain?

Por Rodrigo Muzetti

Supply Chain é a cadeia de suprimentos, é o caminho percorrido pelo produto desde o processo de compras, produção e distribuição.

O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de suprimentos (fornecimento de produtos). Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de suprimentos. A gestão da logística e do fluxo de informação em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões. Os resultados que se esperam da utilização de sistemas automatizados de SCM são:



  • Reduzir Custos;
  • Aumentar a eficiência;
  • Ampliar os lucros;
  • Melhorar o fluxo da cadeia de suprimentos;
  • Melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores;
  • Agregar valor ao produto;
  • Vantagem competitiva;
  • Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com menor custo;
  • Manter o menor estoque possível;
Esses resultados são obtidos a medida que a gestão da cadeia de suprimentos simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma de como as matérias primas são adquiridas e entregues, desde o processo de fabricação à distribuição.
Concluindo, é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de informação, pois só assim sera possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.

Para um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, devemos avaliar os gastos, avaliar os índices financeiros, avaliar quais os produtos necessários e quantifica-los. Não basta colocar um software de administração de cadeia se não alterar o modelo de gerenciamentos. A ideia do SCM é reduzir as atividades táticas  ampliando a ação estratégica.
A área de suprimentos hoje, diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, deve haver sinergia entre os departamentos para que a área de suprimentos seja fortalecida, pois esta área não só acompanha os pedidos como também é responsável pelas negociações. Os fornecedores nesse momento, passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos.
O comprados definitivamente, abandona a fase de baixa ou nenhuma rastreabilidade e auditabilidade de seu processo de compras, passando a ter total visualização de todo o processo.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Abertura

Boa tarde!

Esta inaugurado o blog da Projeto Log Soluções, empresa de consultoria empresarial criada a partir de um projeto acadêmico.
Neste espaço trataremos de assuntos sobre negócios, mercado de trabalho, cultura e assuntos diversos.
Sejam bem vindos!