quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que é Supply Chain?

Por Rodrigo Muzetti

Supply Chain é a cadeia de suprimentos, é o caminho percorrido pelo produto desde o processo de compras, produção e distribuição.

O Supply Chain Management (SCM) é a gestão da cadeia de suprimentos (fornecimento de produtos). Segundo alguns estudiosos, a competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de suprimentos. A gestão da logística e do fluxo de informação em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões. Os resultados que se esperam da utilização de sistemas automatizados de SCM são:



  • Reduzir Custos;
  • Aumentar a eficiência;
  • Ampliar os lucros;
  • Melhorar o fluxo da cadeia de suprimentos;
  • Melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores;
  • Agregar valor ao produto;
  • Vantagem competitiva;
  • Obter o produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com menor custo;
  • Manter o menor estoque possível;
Esses resultados são obtidos a medida que a gestão da cadeia de suprimentos simplificar e acelerar as operações que estão relacionadas com a forma como os pedidos do cliente são processados pelo sistema, até serem atendidos, e também, com a forma de como as matérias primas são adquiridas e entregues, desde o processo de fabricação à distribuição.
Concluindo, é fundamental que as empresas se preocupem com a integração desses conjuntos de soluções de gestão, automatizadas através da tecnologia de informação, pois só assim sera possível obter maior vantagem estratégica e competitiva.

Para um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, devemos avaliar os gastos, avaliar os índices financeiros, avaliar quais os produtos necessários e quantifica-los. Não basta colocar um software de administração de cadeia se não alterar o modelo de gerenciamentos. A ideia do SCM é reduzir as atividades táticas  ampliando a ação estratégica.
A área de suprimentos hoje, diferentemente de ontem, é responsável pelos resultados da empresa, deve haver sinergia entre os departamentos para que a área de suprimentos seja fortalecida, pois esta área não só acompanha os pedidos como também é responsável pelas negociações. Os fornecedores nesse momento, passam a ser parceiros no desenvolvimento de produtos.
O comprados definitivamente, abandona a fase de baixa ou nenhuma rastreabilidade e auditabilidade de seu processo de compras, passando a ter total visualização de todo o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário